JOSÉ ANTÔNIO BORGHI

Palavra do Presidente

O agronegócio é uma atividade para profissionais altamente qualificados. Tanto empregadores quanto empregados. Acabou-se o tempo em que poderíamos culpar os outros - governo, mercado e condições climáticas - para justificar um balanço que se fechava em vermelho.

Agora, ou vai ou racha, conforme diz a expressão popular. Isto significa dizer que o empresário rural - não importa a atividade ou tamanho da propriedade - tem que estar atento a tudo: mercado a curto médio e longo prazo, tamanho do mercado, tendências de preços, evolução dos preços dos insumos, condições climáticas, qualificação profissional, relação custo x benefício, produção sustentável, equilíbrio financeiro.

É neste contexto de forte competitividade que o Sindicato Rural de Maringá quer ser o seu aliado, produtor rural. Temos uma estrutura de apoio em todas as áreas de interesse do produtor e do pecuarista para lhes auxiliar a tornar nossa atividade rentável e, claro, sermos felizes nela.

Ao lado da completa estrutura de apoio, fazemos um apelo para que os produtores rurais se unam em torno de suas entidades representativas que começam pelo sindicato, passam pelas associações e chegam até à Faep e à CNA. Unidos, somos fortes. Dispersos, ficamos vulneráveis, fracos, no prejuízo e nem teremos a quem reclamar.

Vamos nos unir cada vez mais tal como fazem as demais categorias profissionais. Somente a partir daí nossas reivindicações encontrarão ressonância junto aos governos e à opinião pública. Afinal, nada mais queremos do que produzir em paz, com direito ao lucro e, assim, darmos nossa contribuição cívica na sociedade onde estamos inseridos.

JOSÉ ANTÔNIO BORGHI