COORDENADORES DA COMISSÃO JOVEM

Larissa Brambilla
2ª Assessora de Marketing

HISTÓRICO

O Sindicato Rural de Maringá deu mais um passo rumo à ampliação da representatividade rural, incluindo um novo público na defesa dos interesses dos produtores: os jovens. No dia 28 de abril de 2022 ocorreu o primeiro encontro entre jovens imersos no universo do agro para discutir a criação de uma Comissão Jovem, viabilizando a sua participação nas discussões do meio rural. A criação da Comissão Jovem já havia sido estudada há tempos, mas finalmente foi dado o pontapé inicial para a formalização do grupo. O grupo é formado por jovens que possuem ligação com o universo do agronegócio, seja por meio de sua graduação, ou até por sua família e origens no meio rural.

O lançamento oficial da Comissão foi feito em 10 de maio de 2022 durante a 48ª Expoingá. Mayara Bertoldo Harada esteve presente no evento e, ligada ao CNA Jovem, ela reconheceu a importância do envolvimento precoce com os assuntos do meio agrícola. No lançamento, ela destacou que entre os 162 presidentes de sindicatos do Paraná, somente dois têm menos de 35 anos. Por isso é preciso enfatizar a necessidade da participação ativa dos jovens no sindicato.

Ainda no evento de lançamento, Norberto Ortigara, Secretário da Agricultura do Paraná, fez uma visita surpresa aos jovens. "Vocês são o futuro do agro, estudem, se aperfeiçoem, compreendam o mundo que está mudando repentinamente", disse Ortigara. Desde então, os integrantes seguem se reunindo periodicamente para discutir estratégias na expansão da Comissão, bem como para pontuar sua participação nas diversas áreas do agronegócio.

OBJETIVOS E METAS

• Promover o networking entre os jovens do Agro da região

• Levar conhecimentos de diversas áreas agrícolas para os jovens do meio rural, promovendo a troca de experiências

• Realizar eventos fora do Sindicato Rural de Maringá com temas atuais, unindo teoria e prática