Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

17 de Dezembro de 2018

Sindicato Rural de Maringá participa do Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2018

Mais de 5 mil produtores rurais de todo o Estado participaram dia 14 de dezembro, no Expotrade, em Pinhais, do Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2018. O evento, também marcou o encerramento do Programa Empreendedor Rural, que está em sua 16ª edição e visa estimular as habilidades do produtor, desenvolvendo competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis.

Levando cerca de 70 participantes para o evento, entre eles, o tesoureiro do Sindicato, Marco Bruschi, o Sindicato esteve presente com duas caravanas de Maringá e extensões de base Doutor Camargo, Floresta, Itambé, Ivatuba, Paiçandu e Sarandi.

Como a inovação e as novas tecnologias podem atuar em sintonia com empreendedorismo? Essa questão norteou o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais deste ano. 

Para alinhar essa proposta às modernidades técnicas e tecnológicas que hoje estão inseridos no dia-a-dia do campo, o evento contou com diversas atrações, como uma cascata digital, óculos simuladores de realidade virtual e outros equipamentos que refletem o tema do evento deste ano, que foi “Líderes rurais e agricultura digital”.

Em seu pronunciamento, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou a importância do programa em formar uma nova geração de empreendedores capacitados e conscientes, que mudaram a face da produção paranaense “O PER vem conquistando excelentes resultados e ajudado a colocar o nosso Estado na vanguarda do agronegócio”, disse.

Em 2018 o PER completou 15 anos de história. Ao longo deste período o programa capacitou 28 mil pessoas, que a partir desta experiência passaram a olhar de outra forma para seus negócios rurais. Além do Sistema FAEP/SENAR-PR, são parceiros desta iniciativa o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep).

De acordo com o vice-governador eleito e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Darci Piana, a parceria firmada com o Sistema FAEP/SENAR-PR para o desenvolvimento do programa vem transformando a realidade produtiva do Estado através do conhecimento. “É somente com a aprendizagem que iremos manter o crescimento do agronegócio”, considerou Piana, que na ocasião prestou uma homenagem ao dirigente da FAEP, Ágide Meneguette, por sua atuação frente ao conselho deliberativo do Sebrae-PR, que foi encerrada este ano.

Também o presidente da Fetaep, Ademir Muller, outro anfitrião do evento, parabenizou os empreendedores presentes. “Todos vocês nasceram para vencer. A agricultura precisa cada vez mais de pessoas como vocês, que buscam qualificação”. Para Muller o PER representa um grande instrumento de transformação social, “Capaz de mudar a realidade local e estadual”, avaliou.

O reconhecimento do PER como iniciativa transformadora da realidade paranaense fica evidente quando o prestígio do programa extravasa o setor rural. A governadora Cida Borghetti, presente no evento, destacou a importância do programa na modernização do agronegócio do Estado.

Na ocasião, Cida recebeu uma homenagem do Sistema FAEP/SENAR-PR pelo apoio que conferiu ao campo ao longo de sua gestão. O presidente Ágide Meneguette e o vice-presidente da FAEP, Guerino Guandalini entregaram uma placa à governadora registrando o apreço e a gratidão do setor pelas contribuições importantes que foram possíveis em apenas nove meses de governo. “Estamos deixando o Estado organizado. Vamos deixar o Paraná pronto para assumir a agricultura digital do país. Seremos o primeiro Estado na tecnologia da inovação”, afirmou Cida.

As mulheres tiveram um papel especial no evento. Para representar todas as participantes do Curso Mulher Atual, do SENAR-PR, que este ano completa 10 anos de existência, subiram ao palco duas participantes das primeiras edições do curso para receber uma homenagem. Assim como o PER, o Mulher Atual tem como princípio, despertar nas produtoras o potencial empreendedor que muitas vezes está adormecido.

Neste ano, as palestras magnas do evento ficaram por conta de Abimael Cereda Junior, doutor em engenharia urbana, que discorreu sobre a inovação no agronegócio, e Arthur Igreja, integrante da plataforma AAA com Ricardo Amorim, do Manhattan Connection, e Allan Costa, palestrante em mais de 120 eventos por ano, como TEDx Brasil, e outros de renome internacional, que falou sobre as grandes transformações tecnológicas que irão impactar o campo nos próximos anos.

Este ano o concurso recebeu a inscrição de 89 trabalhos, que foram avaliados por uma banca composta por especialistas que selecionou os 10 finalistas deste ano. Os três melhores projetos irão receber como prêmio uma viagem técnica internacional para que possam conhecer a realidade produtiva em outro país.

Após a premiação, os participantes assistiram a um show do cantor Daniel.




Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site