03 de Dezembro de 2018

MAPA decide prorrogar campanha de vacinação contra aftosa

Em sete estados, imunização do rebanho deverá ser feita até o dia 10 de dezembro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vai prorrogar até 10 de dezembro o prazo para vacinação de bovinos contra a febre aftosa. A medida é válida para os estados do Acre, Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito

De acordo com o MAPA, dois fatores foram determinantes para o adiantamento da segunda etapa da campanha. O primeiro deles a falta de vacina, pois as revendas de produtos agropecuários adquiriram estoques menores, devido às mudanças na dosagem da vacina previstas para o próximo ano, além problemas nos sistemas eletrônicos que fazem o controle das vacinas nesses estados.

Esses casos foram registrados no Paraná, que recebeu quantidade de doses de vacina abaixo da necessidade do rebanho. A previsão era aplicar 10 milhões de doses e as revendas do produto fizeram estoque de apenas 8,3 milhões de unidades. O Rio Grande do Sul informou que faltam vacinas principalmente nas regionais de Erechim, Ijuí e Passo Fundo. Já o Maranhão enfrenta focos de incêndio, que dificultam acessos a propriedades, além de problemas no sistema informatizado.

No Amazonas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) informou que possuí 1,3 milhão de doses, suficientes para a imunização do rebanho. Mas as autoridades sanitárias do estado alegam que precisam de mais tempo para a distribuição das vacinas.