01 de Novembro de 2018

Brasil pode reduzir uso do diesel com produção de biogás

Investimentos no setor devem chegar a R$ 500 milhões em 2018

Se fossem aproveitados todos os resíduos sucroenergéticos, de saneamento e de proteína animal, o Brasil teria a capacidade de produzir 123 milhões de metros cúbicos por dia de biogás, o suficiente para substituir 70% do consumo de diesel ou 35% do consumo de energia elétrica.

A avaliação é do presidente da Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás), Alessandro Gardemann, que participou nesta quarta-feira (31) do V Fórum do Biogás, em São Paulo (SP). O encontro reuniu 300 pessoas, entre empresários, técnicos e representantes de setores públicos.

Segundo a “Agência Brasil”, Gardemann destacou que, apesar deste potencial, a participação na matriz energética brasileira ainda é muito baixa, de apenas 0,5%. “Já temos políticas públicas definidas, incentivos por meio do RenovaBio e tecnologia para alavancar o setor e, assim, evitar o desperdício de energia, ajudando no combate à emissão de gás carbono na atmosfera.”

Para aumentar o uso do biogás no país, Gardemann sugere que é preciso atrair mais investidores para o setor. Os investimentos neste ano devem atingir algo em torno de R$ 500 milhões, avaliou.

Dados da Abiogás indicam que o Brasil é reconhecido pelo maior potencial energético do mundo em biogás com um total estimado de 52 bilhões de metros cúbicos por ano. A capacidade instalada mais do que dobrou entre 2013 e 2018, passando de 70.473 KW para 153.090 KW, alta de 117%. Entre 2016 e 2017, o setor apresentou um crescimento de 14%. As 35 usinas cadastradas no sistema ampliaram a potência instalada de 118,6 megawatt (MW) para 135,279 MW.