17 de Agosto de 2018

Agronegócio entregará documento com propostas aos presidenciáveis

Objetivo é sugerir políticas públicas que pavimentem o caminho para o Brasil se tornar o campeão mundial da segurança alimentar

No dia 29 de agosto, lideranças do agronegócio entregarão, em evento na CNA, o documento “O Futuro é Agro 2018-2030”, com propostas do setor para os candidatos à Presidência da República. Segundo o coordenador da iniciativa, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o documento se trata de um plano estratégico para que o Brasil se transforme, em um prazo entre dez a quinze anos, no campeão mundial da segurança alimentar e consequentemente da paz. “Não é um plano de governo, mas sim uma proposta de programa de Estado.”

De acordo com Rodrigues, o documento está ancorado em estimativas de importantes organismos como o USDA e a OCDE, que sustentam a necessidade de aumento da produção mundial de alimentos em, no mínimo 20%, até 2026/27, para atender a demanda global. “E ao Brasil está reservado o desafio, a responsabilidade de aumentar em cerca de 40% sua produção agropecuária”, diz o ex-ministro.

Segundo ele, o documento está ancorado em seis principais eixos: Fundamentos, Mercado, Inovação, Sustentabilidade, Governança e Imagem. A partir deste itens, surgem desdobramentos em tópicos relacionados a, por exemplo, temas como segurança jurídica; crédito e seguro; negociações do comércio agrícola; logística; inovação e tecnologia; entre outros. Na ocasião, os presidenciáveis apresentarão seus respectivos programas de governo para o segmento.