11 de Junho de 2018

FAEP solicita prorrogação dos financiamentos dos avicultores

Greve dos caminhoneiros impactou de uma forma geral no agronegócio, mas atividade registrou prejuízos milionários

A greve dos caminhoneiros, realizada no final de maio, gerou perdas milionárias para o agronegócio paranaense. Entre as inúmeros cadeias e atividades atingidas, a avicultura registrou perdas significativas, diante da morte de milhares de animais pela falta no fornecimento de ração, medicamentos e outros insumos, além da impossibilidade de transportar os animais para as granjas e/ou os frigoríficos.

Esse cenário fez com que muitos avicultores registrassem prejuízos financeiros, que tornaram impossível o pagamento dos investimentos realizados, tanto de custeio quanto de investimentos. Diante desta situação, a FAEP solicitou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE), por meio de ofício, a prorrogação dos prazos de vencimento das parcelas dos financiamentos de investimento contratados pelos avicultores, na tentativa de reduzir os danos da paralisação dos caminhoneiros.