10 de Abril de 2018

Safra brasileira de grãos será a segunda maior da história

A safra brasileira de grãos em 2017/18 deve totalizar 229,5 milhões de toneladas. Se confirmado, esse será o segundo maior volume da história, segundo dados do 7º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta terça-feira (10), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A produção total de grãos estimada para a atual temporada apresenta um recuo de 3,4% em relação ao volume colhido na safra passada (237,7 milhões de t). Ainda assim, a Conab considera a projeção atual elevada, se for considerada a média de produção no Brasil.

O bom resultado também está baseado no avanço da colheita da soja e do milho primeira safra, que estão registrando boas produtividades e uma perspectiva maior de área para o  segunda safra. Já a produtividade recorde da safra passada, que foi beneficiada por um excelente clima, não se repetiu agora, mesmo com a situação climática considerada boa na maioria das regiões produtoras.

A soja continua como principal cultura agrícola produzida no Brasil, com 114,9 milhões de toneladas. Outro destaque apontado pela Conab é o algodão em pluma, com uma produção de 1,9 milhão de toneladas, que representa 21,8% a mais que a safra anterior. O feijão segunda safra também obteve bom desempenho e deve colher 1,29 milhão de toneladas, com aumento de 7,3%.