01 de Novembro de 2017

Leite: Paraná segue firme na vice-liderança

Estado produziu 4,7 bilhões de litros do produto em 2016 e foi decisivo para a região Sul se manter como líder nacional

O Paraná atingiu a marca de 4,7 bilhões de litros de leite produzidos em 2016 (alta de 1,5% comparado a 2015) e se manteve firme na vice-liderança nacional do setor. O Estado ficou atrás apenas de Minas Gerais, no Sudeste, que alcançou 8,97 bilhões de litros (queda de 1,9% em relação ao ano anterior). Este foi o segundo ano consecutivo que os paranaenses apareceram na segunda posição entre os maiores Estados lácteos brasileiros. Os dados são da Pesquisa Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Valor Bruto da Produção (VBP) do leite no Paraná atingiu R$ 4,8 bilhões em 2016, aumento de 6,6% em relação ao ano anterior. Isso mesmo em um período desfavorável em relação aos custos de produção. Conforme o IBGE, com a estiagem no ciclo de produção de grãos 2015/16, o preço do milho, um dos grãos mais utilizados na alimentação dos animais, teve altas históricas. Além disso, a crise econômica inibiu o consumo a nível nacional e não deixou os preços subirem no mesmo ritmo do aumento dos insumos.

Ronei Volpi, presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP, explica que o bom desempenho do segmento mesmo em um cenário como o de 2016 foi possível graças ao trabalho que vem sendo realizado há pelo menos 20 anos em conjunto por diversas instituições no Estado, entre elas o Sistema FAEP/SENAR-PR. “Esse trabalho integrado trouxe resultados em relação à sanidade, organização dos produtores, tecnologia, qualificação de mão de obra e dos produtores e também melhor organização nas próprias indústrias”, detalha.