Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

21 de Setembro de 2021

Primavera começa com previsão de La Niña curto, mas que ainda assim pode impactar chuvas no BR

Em live realizada na manhã desta terça-feira (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou as perspectivas climáticas para Primavera, que começa oficialmente no Brasil às 16h21 (horário de Brasília. 

O Inmet manteve a previsão do retorno do La Niña durante a nova estação, destacou que a tendência é de um fenômeno de curta duração, com intensidade fraca, mas que ainda pode influenciar de alguma forma o regime chuvoso nas próximas semanas.  

De acordo com Márcia dos Santos Seabra, meteorologista do Inmet, as previsões indicam 70% do fenômeno durante a estação de transição, e chances mínimas de ocorrência durante o Verão do Brasil. "A tendência é de chuvas abaixo da média na região Sul e ligeiramente acima da média na parte Sudeste e Central do Brasil", afirmou o Inmet. 

A apresentação destacou ainda que no Centro-Norte do Brasil a tendência é de precipitação acima e próxima à média do período, mas apresentando certa irregularidade no período entre outubro e novembro. De acordo com a meteorologista, isso significa que as chuvas devem ficar dentro do que é esperado, mas podem seguir apresentando certa irregularidade nessas áreas, com tendência de chuvas regulares apenas na reta final de novembro. 

Já para os três estados do sul do Brasil, sul do Mato Grosso e sul de São Paulo, os modelos sinalizam chuvas abaixo da climatologia, também com destaque para os meses de outubro e novembro. "Em dezembro as chuvas devem ficar mais próximas da realidade", comenta. Os modelos apresentados mostram ainda que o produtor do Rio Grande do Sul deve observar o cenário mais crítico em relação às precipitações. 

Quando o assunto é temperatura, o Inmet prevê máxima acima ou dentro da normalidade em grande parte do Brasil, principalmente na região do Matopiba que pode registrar os valores mais altos. 
Para o mês de novembro, a previsão é de temperaturas ligeiramente abaixo da média em áreas de Minas Gerais, sul da Bahia e no Espírito Santo. Já para no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a previsão de temperaturas próximo da normalidade. 

Fonte: Notícias Agrícolas



Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site