15 de Julho de 2021

Chuvas avançam para SC e PR; massa de ar frio vem logo atrás e temperaturas podem cair mais de 10ºC no Sul

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteoologia (Inmet), dois sistemas seguem influenciando a formação de nuvens mais carregadas no Sul do Brasil. Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, explica que o sistema já avançou pelo oceano, mas em atuação junto com um sistema de baixa pressão ainda mantém condição de chuva na região, principalmente em Santa Catarina e no Paraná, onde a tendência é de volume mais expressivo nas próximas horas.

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuvas entre 20mm e 30mm em áreas de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná. Ainda há condição de chuva para o Rio Grande do Sul, porém com volumes mais baixos. A partir de amanhã, dia 16, as chuvas passam a ficar mais intensas e atingindo todas as regiões do Paraná, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm.

As áreas de instabilidade também se formam no extremo sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com destaque para o MS que pode ter volumes acima dos 50mm na sexta-feira (16). Em São Paulo, o sistema passa rápido e sem forças para romper a intensa massa de ar seco que impede o avanço da umidade em toda região Central do país.

Nova massa de ar frio

Mantendo as condições típicas do inverno, logo após o sistema de chuva, uma nova massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no Sul do país. Diferente do evento climático que aconteceu na última semana de junho, o frio não deve avançar para as demais regiões do país, mas segundo Heráclio o declínio nas temperaturas mínimas será expressivo no sul do Brasil.

"A queda será bastante significativa, e os modelos indicam que deve cair mais de 10ºC, com previsão de temperatura perto de 0ºC. Para amanhã, já há previsão de geada na Campanha Gaúcha e no início da semana que vem a massa avança até o Sul do Mato Grosso do Sul e sudoeste de São Paulo", explica.

Em relação a intensidade da geada, Heráclio afirma que nas regiões serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tendência é para geada moderada, alertando ainda para o risco do evento climático com intensidade entre moderada e forte na região de General Carneiro, no sul do Paraná.

O Inmet emitiu alerta amarelo para declínio nas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, válido para esta quinta-feira (15). "Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC", afirma a publicação oficial.

Fonte: Notícias Agrícolas