Conflito na Ucrânia desperta reflexões sobre a produção de fertilizantes no Brasil, afirma Lula

14 de Mar de 2024

O presidente Luís Inácio Lula da Silva destacou que a guerra entre Rússia e Ucrânia ressaltou a importância da produção nacional de fertilizantes para o setor agrícola brasileiro. Em meio a um cenário de instabilidade geopolítica, Lula levantou questões sobre a dependência do país em relação às importações de adubos, que geram gastos que ultrapassam os US$ 25 bilhões.

Lula expressou sua preocupação com o fechamento de fábricas em diversas regiões do país, como no Paraná, Sergipe e Mato Grosso do Sul, além da planta em Três Lagoas, que tinha potencial para abastecer 15% da demanda por nitrogenados. Ele enfatizou que, sendo o Brasil uma potência agrícola reconhecida mundialmente, é crucial buscar a autossuficiência nesse setor estratégico.

A presença de ministros e do vice-presidente Geraldo Alckmin na cerimônia sublinhou a importância estratégica desse investimento para o país. Lula ressaltou que o aporte de US$ 1 bilhão da EuroChem, uma empresa de origem russa, é fundamental para restabelecer a confiança no Brasil, abrindo caminho para que outras indústrias também apostem na exploração e beneficiamento de minérios. “O Brasil fechou muitas fábricas de fertilizantes, porque tínhamos um complexo de vira-lata”, afirmou Lula, destacando a necessidade de uma mudança de paradigma nesse setor.

Alckmin, por sua vez, apontou para os esforços do Conselho Nacional de Fertilizantes (Confert) em buscar soluções para reduzir a dependência do Brasil das importações. Ele ressaltou que, embora o país seja um dos principais produtores de alimentos do mundo, ainda importa a maior parte de seus insumos agrícolas. Além disso, o vice-presidente mencionou avanços significativos na produção de nitrogenados por meio da exploração de gás natural, destacando a importância de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável do país.

"O Conselho Nacional de Fertilizantes (Confert) segue com o trabalho de diminuir a dependência do Brasil de importar. Hoje, importamos 75% de fosfatados, 85% de nitrogenados e 95% de potássio, estando entre os três maiores produtores de alimentos”, afirmou Alckmin.

Durante o evento, tanto Lula quanto Alckmin enfatizaram a importância estratégica da parceria com a EuroChem para o fortalecimento da indústria nacional de fertilizantes. Eles ressaltaram que esse investimento contribui para os esforços de construção de uma nova base industrial no Brasil, alinhada com os princípios de sustentabilidade e segurança alimentar.

Gustavo Horbach, presidente da EuroChem para a América do Sul, enfatizou que o projeto em Serra do Salitre é parte de uma estratégia mais ampla da empresa para expandir sua presença no mercado brasileiro. Ele ressaltou que esse empreendimento está alinhado com os objetivos do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), que visa fortalecer a autonomia e segurança do país na produção de insumos agrícolas.

Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, endossaram a importância estratégica desse investimento para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Eles enfatizaram a necessidade de se promover uma indústria nacional de fertilizantes mais robusta e sustentável.

Fonte: Globo Rural

Redação: Nicole de Alencar Broetto