Agenda de Cursos

DATA: 24 e 25 de outubro 19

LOCAL: Usina Sta Terezinha

INSTRUTOR: Clóvis Biazus

Objetivo: Capacitar o trabalhador rural e/ou vigia para entrar em um espaço confinado e realizar atividades (limpeza, inspeção, manutenção, revestimento, testes, consertos, soldagens e resgates) com segurança.

Público Alvo: Trabalhador e Produtor Rural

Carga Horária: 16 horas.

Vagas: 8 a 10 alunos

Pré-Requisitos:

Idade mínima: 18 Anos.Escolaridade / Curso: Ser alfabetizado

Conteúdo Programático:

Normas e regulamentos aplicados ao trabalho em espaços confinados; Reconhecimento, avaliação e controle de riscos; Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para trabalho em espaço confinado: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; Procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho (PET); Condutas em situação de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O CURSO:

COOPERADO: Sala apropriada para aula teórica (energia elétrica, cadeiras, banheiros limpos, água potável para o instrutor e participantes); quadro negro ou branco; giz ou marcador; pincel atômico; flip-chart; retroprojetor; tela para projeção; TV; DVD. Materiais complementares (importantes, mas não obrigatórios): 1 KED (colete estabilizador dorsal); 01 SKED (maca envelope); 01 Cilindro de Ar Medicinal; 01 Cilindro de Fuga 2 litros; 01 Mangueira para ar mandado (mínimo 20m); 01 Conjunto de Ar Respirável com Linha de Ar (conjunto "CARLA"); 01 Kit de Primeiros Socorros.PARTICIPANTE: EPI completo (com CA - Certificado de Aprovação), quando não fornecido pelo empregador: 01 cinto de segurança paraquedista; 01 calçado de segurança; 01 capacete para trabalho em altura; 01 par de óculos; 01 par de luvas.INSTRUTOR: Jaleco ou colete ou camisa e chapéu ou boné do SENAR; crachá (instrutor e participantes); DVD institucional e banner do SENAR. EPI completo (com CA): 01 cinto paraquedista ativo de cinco pontos; 01 capacete para trabalho em altura;01 par de luvas; 01 par de óculos; 01 talabarte em Y (mínimo 50mm). Equipamentos: 01 talabarte de posicionamento ajustável; 01 corda semi estática 12mm (50m) para linha de vida; 01 corda semi estática 11mm (50 m) para trabalho em altura. Equipamentos têxteis: 02 fitas de ancoragem com proteção em couro (200cm); 02 fitas de ancoragem com proteção em couro (100cm); 02 fitas de ancoragem com proteção em couro (60cm); 02 sacolas de cordas (mínimo 20L); 10 cordeletes (2m) para prática de nós. Equipamentos metálicos: 01 trava quedas para corda 12mm com prolongador; 01 trava quedas para cabo de aço (8mm); 06 mosquetão oval de aço com trava automática (mínimo 25KN); 06 mosquetão “pera” de aço com trava automática (mínimo 30KN). Outros equipamentos sugeridos (não obrigatório): 01 descensor autoblocante; 01 placa de ancoragem; 01 ascensor de punho; 02 polias simples e 02 polias duplas.

Inscrições abertas!

E-mail: senar@sindrural.com.br