06 de Maio de 2019

Tempo: Semana começa com alerta de fortes tempestades no Sul; final de semana teve granizo no RS

A semana começa com tempestades sobre a maior parte da região Sul do Brasil. O final de semana já foi de chuvas na região e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) avisa que novas precipitações com ventos intensos e granizo podem ocorrer nesta segunda-feira (06) no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destacou o instituto meteorológico brasileiro. O alerta é de perigo potencial e vale para todo o dia.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 06 até 14 de maio, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas voltam isoladamente em áreas do Sul.

De 14 de maio até 22 de maio, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte. Na maior parte do Brasil, as chuvas ocorrem de forma muito isolada, quando não, passam por uma condição de tempo mais seco.