08 de Abril de 2019

Soja fecha 2ª feira estável em Chicago e mercado espera novo boletim mensal do USDA

Nem em alta, nem em baixa, o mercado da soja terminou os negócios desta segunda-feira (8) estável na Bolsa de Chicago. A semana começa com os traders se posicionando antes da chegada dos novos números que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz nesta terça-feira, dia 9, e também frente às poucas novidades sobre as relações comerciais entre EUA e China.

Além disso, os números dos embarques semanais norte-americanos vieram dentro do esperado pelos traders e também não contribuíram com o caminhar das cotações, que permanece bastante lateralizado.

O país embarcou, na semana encerrada em 4 de abril, 888,160 mil toneladas da oleaginosa, com o mercado esperando algo entre 600 mil e 900 mil toneladas. Atrasado, o total dos embarques soma apenas 30.187,372 milhões de toneladas, contra mais de 41 milhões do ano passado, nesse mesmo período.

Assim, o contrato maio terminou o dia com os mesmos US$ 8,99 por bushel, enquanto o setembro perdeu tímido meio ponto para encerrar o pregão com seus US$ 9,22. Durante o dia, os preços chegaram a testar leves altas de pouco mais de 2 pontos, as quais não se sustentaram diante da cautela e defensiva dos traders à espera dos novos dados.

O mercado espera um ligeiro aumento nos estoques finais de soja em comparação aos números de março. A média das projeções é de 24,85 milhões de toneladas contra 24,49 milhões do mês passado. Os números variam entre 23,05 e 28,9 milhões.