09 de Janeiro de 2019

Municípios do agronegócio puxam crescimento do PIB

Do Paraná, Tibagi, Castro e Cascavel estão entre os municípios mais bem classificados

Dados divulgados na segunda-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam o forte crescimento dos municípios agrícolas entre as cidades com maior Produto Interno Bruto (PIB). O levantamento tem como base o valor nominal do PIB de 2016 e apontou que 82% dos municípios classificados como os maiores produtores do agronegócio cresceram, em média, 4,4% ao ano, entre 2014 e 2016.

O IBGE também listou os 100 maiores produtores agrícolas do país, com base no PIB. Neste rol, estão três municípios paranaenses: Tibagi, localizado nos Campos Gerais, cujo PIB cresceu 13,47% entre 2014 e 2016; Castro, também nos Campos Gerais, avançou 8,52%; e Cascavel, no Oeste, que teve oscilação positiva de 6,73%. O crescimento médio dos 100 maiores produtores agrícolas foi de 9,81%. Juntos, esses municípios respondem por 7,2% do PIB do país.

O levantamento de acordo com o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, combina as informações do IBGE com as da Produção Agrícola Municipal (PAM), referentes às lavouras permanentes e temporárias em 2017. “Trabalho semelhante a este, foi feito em 2016, quando verificou-se que as regiões produtoras agrícolas cresceram entre 2010 e 2013, o dobro da média do país”, lembrou Gasques.