29 de Novembro de 2018

Curso de geleias e doces pastosos em Doutor Camargo

O Senar- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- tem como um de seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino da formação profissional rural e a promoção social do trabalhador rural.

Um dos cursos oferecidos é o de geleias, doces de corte e doces pastosos, que formou mais uma turma nesta semana em Doutor Camargo, extensão de base do Sindicato Rural de Maringá.

Nele, as alunas estão tendo a oportunidade de aprender sobre métodos de conservação, esterilização, pasteurização, desidratação, embalagens, e até das rotulagens e medidas. O curso é realizado em dois dias, com o total de dezesseis horas de duração.

Nas aulas práticas, a hora preferida dos participantes, eles colocaram a mão na massa e preparam geleias de maracujá, goiaba, abacaxi, laranja, abóbora, além dos doces de casca de abóbora e casca de abacaxi.

Com o objetivo de ensinar os produtores rurais a aproveitarem melhor a produção da propriedade, o instrutor Sérgio Kazuo apresentou as técnicas desenvolvidas com experiência de uma vida inteira na área da culinária. Há onze anos no Senar, e oito anos orientando o curso de doces caseiros, Kazuo também é instrutor dos cursos de produtos derivados do milho, da mandioca e do leite, panificação e culinária básica. Apaixonado pela profissão, o professor destaca a importância do aprendizado. “O melhor do curso é que eles aprendem a reaproveitar tudo o que iam jogar fora, e eu participo orientando os participantes a realizar essa tarefa da forma mais dinâmica possível. Assim, eles aprender e se divertem.”