14 de Setembro de 2018

Valor de produção da fruticultura chega a R$ 38,9 bilhões

Destaque foi a laranja, que adicionou R$ 8,5 bilhões à economia nacional, uma alta de 2,0%

O valor de produção da fruticultura brasileira chegou a R$ 38,9 bilhões em 2017, registrando uma alta de 4,6% ao ano anterior, destaca a pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse levantamento o IBGE considerou o açaí nessa soma pela primeira vez.

O destaque foi a laranja, que adicionou R$ 8,5 bilhões à economia nacional, uma alta de 2,0%. São Paulo, Bahia e Minas Gerais concentraram 77,8% da área colhida de laranja no país, equivalente a 631,7 mil ha. Em São Paulo, com 402,9 mil ha destinados a colheita de laranja, estão nove dos 10 maiores produtores. O primeiro lugar ficou por conta de Casa Branca (SP), com 564,6 mil t e R$ 228,6 milhões, seguido por Botucatu (SP), Itapetininga (SP), Colômbia (SP), Iara (SP), Avaré (SP), Buri (SP), Angatuba (SP), Rio Real (BA) e Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Além da laranja, São Paulo concentrou 27,1% de todo o valor de produção de frutas. O estado gerou R$ 10,6 bilhões, 2,4% superior a 2016. O Pará veio em seguida, com R$ 6,8 bilhões, com alta de 25,1%, explicada pela inclusão de novas áreas de colheita do açaí e pela recuperação na produção de outras frutíferas, como a laranja, o limão e a tangerina, com altas no volume de, respectivamente, 49,9%, 107,9% e 2.462,4%.