11 de Setembro de 2018

Comercialização do milho avança impulsionada pelo confinamento

Demanda em alta pelo cereal elevou preços da saca

A comercialização da safra de milho 2017/18 em Mato Grosso atingiu 81,17% da produção esperada em agosto. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as vendas estiveram mais aquecidas no mercado interno, especialmente por conta da intensificação dos confinamentos e da necessidade do cereal em outros estados.

Segundo o Imea, esse cenário possibilitou um preço médio negociado de R$ 23,86/sc. Para a safra 18/19, após dois meses com as vendas travadas, houve um avanço mensal de 9,89 p.p. a um preço médio de R$ 22,49/sc, alcançando 24,17% da produção estimada. O principal fator do aumento das negociações se deve à valorização do dólar, que alcançou patamares acima de R$ 4,10/US$, além de melhores cotações para o cereal na bolsa de Chicago durante a primeira quinzena do mês.

“A valorização do cereal e do dólar tem colaborado para as vendas no Estado, no entanto, as indefinições quanto ao frete rodoviário continuam sendo um fator de peso que deve ser levado em consideração na realização dos negócios”, destaca, em comunicado, o Imea.