10 de Maio de 2018

1º Fórum Brasileiro Integração Lavoura-Pecuária-Floresta acontece na Expoingá 2018

Aconteceu na tarde de ontem (09), no restaurante central do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, durante a Expoingá 2018, o 1º FÓRUM BRASILEIRO INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA. O evento, foi voltado à produtores rurais, comunidade acadêmica e científica, técnicos, extensionistas rurais e instituições financeiras.

A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, destacou, na ocasião, que o evento é uma oportunidade para expandir os conhecimentos sobre o sistema, que vem sendo considerado altamente produtivo e sustentável no País. “Queremos incentivar produtores a conhecer melhor e apostar nessa estratégia de produção, vantajosa para o meio ambiente, aumento da rentabilidade no campo e diminuição da pressão para a abertura de novas áreas de cultivo”, afirmou.

O presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann iniciou a tarde de palestras, em seguida, o Diretor Executivo da Associação Rede ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta), William Marchió foi mediador do painel “Alternativas para a ILPF”.

Dando sequência, o Presidente de Portfólio de ILPF da Embrapa, Lourival Vilela e o Pesquisador do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná), Sérgio José Alves palestraram no evento. Para finalizar, os Engenheiros Agrônomos, César Augusto Feltrin e José Leandro Peres, deram sustentação as discussões e fecharam o ciclo de palestras.

ILPF
A Integração Lavoura-Pecuária- Floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.

Essa forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso, reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas.

Apresentar e debater as principais metodologias, inovações e soluções tecnológicas da iLPF e divulgar informações que contribuam na adoção e adequação de manejo deste sistema de produção vem sendo uma necessidade à medida que se ampliam as áreas e o número de produtores que apostam no novo sistema.