11 de Abril de 2018

Exportações de café recuam 11% em março

As exportações brasileiras de café totalizaram 2.523.719 sacas de café em março. O volume representa uma queda de 11% sobre o montante comercializado em igual período do ano passado. A receita cambial com as vendas do produto chegou a  US$ 396,2 milhões, informa o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

A variedade mais exportada no último mês foi o arábica, que representou 84,5% do volume total exportado pelo segmento. As vendas de café solúvel representaram 13%, já o robusta ficou com 2,5%.

Apesar da queda no comércio externo em março, o presidente do Cecafé Nelson Carvalhaes prevê bons resultados para o segmento nos próximos meses.

“No mês de março, tivemos uma boa exportação, acima dos 2,5 milhões de sacas, configurando um desempenho justo, alinhado ao que havíamos previsto. O mercado está otimista e já de olho na próxima safra devido às boas condições climáticas nas regiões produtoras”, destaca, em nota, o dirigente.

No acumulado do ano civil (de janeiro a março de 2018), o Brasil registrou um total de 7.739.493 sacas exportadas, queda de 4,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. A receita cambial também teve um declínio, alcançando US$ 1.233,1 milhões.