13 de Março de 2018

É hoje! Entidades rurais homenageiam as mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Sociedade Rural de Maringá, Sindicato Rural de Maringá e as cooperativas Cocamar e Integrada se unem para homenagear as mulheres, cada vez mais fortes nas atividades do agronegócio. A comemoração irá acontecer hoje (13), a partir das 13h30, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

As mulheres que atuam nos diferentes elos da cadeia do agronegócio já romperam com os estereótipos e preconceitos. São gestoras competentes, trabalhadoras motivadas e bastante conciliadoras, pois transitam entre o campo e a cidade com a mesma facilidade que harmonizam carreira e família. Esta é a conclusão de uma pesquisa divulgada em outubro de 2017 pela Associação Brasileira de Agronegócio (Abag).

Já, em janeiro deste ano, um outro levantamento realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), indicou que as mulheres ganharam espaço no campo e ocupam 30% dos cargos de comando, enquanto há cinco anos eram 10%. Quando não são as principais responsáveis pelas propriedades, elas atuam como administradoras, dividem as atividades com um familiar ou estão sendo preparadas para assumir essas funções. O levantamento foi feito ao longo de 2017, com 2.090 agricultores e 717 pecuaristas de 15 Estados.
Os dados são motivo de comemoração e vão ser apresentados no encontro das mulheres como forma de motivá-las ainda mais e mostrar o seu valor. Cerca de 350 mulheres cooperadas e integrantes das entidades vão participar do evento, que acontece pelo nono ano consecutivo. Elas terão uma recepção calorosa, vão receber brindes e participar de várias atividades, incluindo aula de dança, palestra e um coquetel ao final.

Também haverá uma palestra intitulada “Felicidade – construa a sua”, a ser ministrada pela psicóloga e mestre em ciências humanas Hélen Guzmann, professora da Unicesumar. A ideia dos organizadores é que as mulheres aproveitem para refletir sobre a sua participação na sociedade, no mercado de trabalho, mas também pensem no seu bem-estar.

Fonte: Imprensa/ Sociedade Rural de Maringá