23 de Fevereiro de 2018

Soja e leve baixa com realização de lucros

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quinta-feira (22.02) baixa de 2,25 centavos de Dólar no contrato de Março/18 (referência para o Brasil), fechando em US$ 10,32 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 2,25 e 2,50 pontos.

O mercado norte-americano da soja teve uma sessão de ligeiras perdas nos principais contratos futuros, em um dia de movimentos técnicos de realização de lucros. A T&F Consultoria Agroeconômica aponta que as cotações do grão e do farelo reverteram para baixo as suas tendências, depois de um período de exaustão. Já o óleo iniciou uma tendência de alta, também revertendo (para cima) a sua tendência.

De acordo com a AgResource, o mercado operou muito próximo a estabilidade, com os resultados praticamente neutros do Fórum de Perspectiva na Agricultura do USDA. O Departamento de Agricultura dos EUA optou pela leve redução de 0,1% da área projetada para o plantio da soja nos Estados Unidos em 2018. A previsão ficou em 36,42 milhões de hectares à serem plantados com soja, em 2018. A mesma área é projetada para o milho norte-americano.

“Alguns especuladores esperavam por números da soja um pouco maiores, e principalmente superiores a área de milho. No entanto, a diferença entre as expectativas e os números publicados não trouxeram grandes resultados no Mercado. Por outro lado, os mapas climáticos para a América do Sul não trazem grandes mudanças, o que dificulta o interesse do especulador em adicionar novas posições aqui na CBOT. A ARC está de acordo com os números publicados para a soja e milho norte-americano em 2018. Poderemos ver grandes mudanças apenas se os preços da soja continuarem se distanciando do milho, atraindo os produtores até meados de abril”, concluem os analistas da ARC.