19 de Fevereiro de 2018

Liberação de crédito cresce 14% na safra 2017/18

As contratações de crédito agrícola na safra 2017/18 chegaram a R$ 85 bilhões. Segundo informações da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o montante é referente a financiamentos de custeio, comercialização, industrialização e investimento de julho/2017 a janeiro/2018 e indica uma alta de 14% sobre o valor contratado em igual período da safra anterior.

Do total, R$ 63 bilhões foram contratados a juros controlados. Já os financiamentos a juros livres chegaram a R$ 22 bilhões.

De acordo com o diretor de Crédito e Estudos Econômicos, Wilson Vaz de Araújo, o aumento observado de 39% nos financiamentos de comercialização – R$ 4,4 bilhões - deve-se, especialmente, a preços relativamente inferiores àqueles praticados na safra passada, o que leva produtores a estocarem produtos, aguardando melhor oportunidade de comercialização. Nesse quesito, os destaques foram o milho, café, arroz e leite.

As contratações de crédito rural com recursos provenientes da emissão da Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) também tiveram destaque no período, com aumento de 61% a taxas favorecidas, totalizando R$ 8,9 bilhões ante R$ 5,2 bilhões do período passado.