09 de Fevereiro de 2018

Quatro municípios entram na lista de aptos ao plantio da cevada

Pedido partiu da FAEP e começa a valer para Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Ventania nesta safra 2017/18

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) retificou, no último dia 7, a Portaria nº 231/2017 que trata do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) da cevada de sequeiro, para a safra 2017/18 no Paraná.

A portaria original, publicada 19 de dezembro de 2017, no Diário Oficial da União, não listava: Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Ventania como municípios aptos ao plantio da cevada para a safra 2017/18. A retificação publicada este mês corrigiu o erro, e incluiu os quatro municípios na portaria.

Exceto pela retificação, não houve qualquer alteração no zoneamento em relação ao publicado para a safra 2016/17.

A FAEP solicitou ao Mapa, em 2015, a inclusão de cinco municípios na lista de aptos ao cultivo, inclusive Arapoti, Jaguariaíva e Ventania. O pedido foi atendido já para a safra 2016/17 e se mantém para esta temporada.