24 de Janeiro de 2018

Semana começa com previsão de tempestades, com acumulados de até 100 mm, no Sul do Brasil

A semana começa com previsão de tempestades em quase toda a região Sul do Brasil. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os maiores acumulados diários nesta segunda-feira (22), de até 100 milímetros, devem ser registrados na faixa Oeste e Sul do Paraná, quase todo o estado de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. Não estão descartados estragos em plantações e queda de granizo.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o Inmet em aviso que vale para até às 23h59 de hoje. Na faixa central e Sul do estado do Rio Grande do Sul, também deve chover forte durante todo o dia, mas com acumulados menores, de até 50 mm/dia.

Segundo a Climatempo, as chuvas no Rio Grande do Sul são favorecidas pela formação de sistemas de baixa pressão entre a Argentina e Paraná e sobre o estado gaúcho. Com essa condição, chuvas devem ocorrer pelo menos até quarta-feira (24), mas uma nova condição de instabilidade volta para a região durante o final de semana. A faixa Noroeste do RS será a mais favorecida, segundo mapa de chuva acumulada entre os dias 22 e 26 de janeiro. (Veja o mapa abaixo)

Produtores no Rio Grande do Sul, principalmente, estavam preocupados com a irregularidade das chuvas no estado nos últimos dias. Mas melhores condições na última semana já aliviam algumas preocupações dos sojicultores. "As chuvas ocorridas na última semana trouxeram um pequeno alento aos produtores, pelo menos onde ocorreram de fato, pois em muitos municípios choveu muito pouco ou mesmo nada", disse em informativo a Emater/RS.

Fonte: Notícias Agrícolas