09 de Janeiro de 2018

Chuvas persistentes até a próxima quarta-feira (10) no Centro-Oeste e parte do Sudeste

Morgana Almeida, chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou nesta segunda-feira (08) ao Notícias Agrícolas que o Paraná e o leste de Santa Catarina devem receber um pouco mais de chuvas nesta semana, enquanto o Rio Grande do Sul deverá ter uma semana mais quente.

Há um padrão de bloqueio no Rio Grande do Sul que impede que sistemas de origem frontal adentrem o estado e subam em direção ao Sudeste. Apesar disso, esta última região recebe chuvas em função da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que se formou no último final de semana e deve continuar trazendo tempo fechado e chuvas a qualquer hora do dia, o que também influencia os demais estados da Região Sul.

As chuvas continuam no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em Goiás, que receberam bons volumes concentrados no último final de semana, assim como Minas Gerais. Em São Paulo, a chuva não é volumosa, sem formação de raios, mas é persistente.

O Vórtice Ciclônico de Alto Nível deve influenciar em uma diminuição das chuvas na região do Matopiba, mas deve trazer mais chuvas na borda leste do Nordeste brasileiro.

Até o próximo dia 16 de janeiro, o padrão climático deve seguir a tendência que se apresenta nesta semana. De 16 a 24 de janeiro, o Tocantins, Goiás, o centro-norte de Minas Gerais e o oeste da Bahia devem receber menos chuvas - contudo, este modelo de médio prazo costuma mostrar alterações, de forma que as próximas rodadas devem ser atentamente observadas.

Fonte: Notícias Agrícolas