14 de Dezembro de 2017

Clima muda e chuvas voltam ao Sul do país na próxima semana

Inmet: Clima muda e chuvas voltam ao Sul do país na próxima semana.

O cenário climático visto no Brasil nos últimos dias deve mudar. O canal de umidade na região Central tende a diminuir e as chuvas voltariam a ocorrer no Sul do país. É o que mostra Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, em entrevista ao Notícias Agrícolas.

Na tarde de hoje (13), as imagens de satélite ainda mostram umidade para a região do Matopiba, centro-oeste e Minas Gerais. Contudo, há um centro de alta pressão próximo à costa do Atlântico e das regiões Sudeste e Sul, que irá provocar o enfraquecimento do canal de umidade vigente.

Para amanhã, já há condições de nevoeiro para o estado do Paraná, além de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e leste de Minas Gerais. Conforme esse sistema avança, o canal de umidade se transfere para a Região Sul, o que deve ocorrer neste final de semana.

No próximo dia 17, há uma nova formação de frente fria e, consequentemente, de um novo canal de umidade, que irá provocar chuvas intensas para o Sul - embora ainda não seja possível saber se essas serão regulares. Essa região do país também irá experimentar temperaturas intensas, entre 34°C a 36°C, o que faz com que as chuvas possam vir acompanhadas de tempestades de verão.