27 de Novembro de 2017

Excesso de chuvas pode reduzir ainda mais safra de grãos no PR

A safra de grãos no Paraná em 2017/18 deve totalizar 23 milhões de toneladas, uma queda de 9% em relação à temporada passada. De acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado, a previsão feita no início do ano se mantém estável, mas o excesso de chuva nas lavouras pode mudar as projeções.
"O excesso de chuvas verificado nos últimos dois meses começa a provocar estragos na lavoura. A soja já apresenta perdas de 2% na região Oeste, a maior produtora do grão no Estado", destaca, em comunicado a secretaria.
Para as principais culturas do estado, o Departamento de Economia Rural (Deral) projeta uma queda de 2% na colheita de soja, que deve totalizar 19,4 milhões de toneladas.

Já para o milho, a área destinada é de 340.680 hectares, já totalmente plantada e a expectativa com o desenvolvimento da lavoura é boa. A área é a menor da história para a primeira safra do grão, com uma queda de 34%. A previsão de produção é de 3,07 milhões de toneladas, 38% menor em relação ao ano passado.