26 de Outubro de 2017

Safra de cana em 17/18 terá cenário de preços desafiadores

Próxima safra deve trazer dificuldades de caixa para investimentos em renovação de plantio e tratos culturais

À medida que a safra 2017/18 no Centro-Sul do Brasil caminha para o seu encerramento, todos os olhos se voltam para as perspectivas de moagem em 2018/19. Porém, o cenário está repleto de incertezas. Clima irregular, dificuldades de caixa para investimentos em renovação de plantio e tratos culturais, volatilidade no mercado de petróleo, que por sua vez tem afetado a paridade do etanol, são algumas das principais variáveis a serem analisadas para compor os cenários iniciais da próxima temporada, que começa em abril de 2018.

Embora ainda seja cedo para quantificar o volume de cana, há um consenso de que o mercado conviverá com condições de preço ainda mais desafiadoras em 2018, à medida que o mundo converge para um quadro superavitário no balanço e fluxo de comércio mundial de açúcar.

Para saber tudo sobre o cenário inicial para a próxima safra de cana, participe da 17ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, dias 6 e 7 de novembro próximos.