17 de Outubro de 2017

Safra 2017/18: plantio de soja no Brasil atinge 12% da área prevista

Paraná lidera a proporção semeada no país, com 30% concluídos. Em Mato Grosso, 18% da área está plantada

O plantio de soja no Brasil atingiu 12% da área prevista para a safra 2017/2018 até quinta-feira (12/10), apontou levantamento semanal da consultoria AgRural divulgado nesta segunda-feira (16/10). O desempenho representou um avanço de 7 pontos porcentuais ante a semana anterior e veio em linha com a média dos últimos cinco anos de 11%, porém, permaneceu abaixo dos 18% registrados na temporada passada.

Irregularidades no nível de chuvas fizeram com que os trabalhos de semeadura diminuíssem o ritmo ou fossem totalmente interrompidos em algumas regiões, principalmente, do Centro-Oeste. Este fator limitou o avanço no porcentual médio de plantio no País e a previsão para as próximas semanas ainda é de ausência de maiores volumes pluviométricos.

Entre os principais Estados produtores, o que tem maior proporção da área já plantada é o Paraná, com 30% concluídos. Em Mato Grosso, 18% da área está semeada e nos vizinhos Mato Grosso do Sul e Goiás, o plantio chegou a 14% e 3%, respectivamente, ambos atrasados, porém, acima da média de cinco anos.

Fonte: Revista Globo Rural.