29 de Setembro de 2017

Recuperação de 15 mi/ha de pastagens degradadas custa R$ 26,7 bi

Recomposição florestal destas áreas tem o potencial de reduzir em 40,2 milhões de toneladas as emissões de CO2 equivalente ao ano até 2020

A recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas previstas no Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) do governo federal está estimada em cerca de R$ 26,7 bilhões, aponta estudo divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Observatório ABC. De acordo com o relatório, a recomposição florestal destas áreas tem o potencial de reduzir em 40,2 milhões de toneladas as emissões de CO2 equivalente ao ano até 2020.

Por sua vez, segundo o trabalho, a implantação de quatro milhões de hectares de sistemas integrados de produção, como, por exemplo, a integração-lavoura-pecuária-floresta, outra proposta do Plano ABC, poderia reduzir em 10,7 milhões de toneladas as emissões de CO2 equivalente por ano. O documento pontua que o gasto com a adoção de sistemas integrados ficaria na casa dos R$ 7,7 bilhões.