25 de Maio de 2022

Noroeste do Paraná tem queda no valor do boi gordo

Nos últimos dias tem sido percebida uma queda nos valores das cotações de bovinos, com o arroba do boi em pé na região de Maringá, por exemplo, atingindo a marca de R$290,00 em média no dia de ontem (24), segundo a tabela do Departamento de Economia Rural (DERAL).

O calendário de abate programado com escalas alongadas na região noroeste do Paraná segue até o fim do mês, resultando em um início de semana com compradores ofertando 3 reais a menos por arroba de boi gordo, enquanto que a novilha e vaca gordas seguem uma referência de valor estável.

Ainda, o mercado atacadista de carne bovina com osso segue o mesmo ritmo da última semana, uma vez que que a maior oferta de carne bovina atrelada ao consumo exíguo no mercado doméstico pressionou as cotações, de modo que em comparação entre as semanas, a carcaça casada de bovinos castrados caiu 1,0% e a de bovinos inteiros caiu 2,3% no mesmo comparativo.

É importante lembrar também que nesta semana houve mais uma suspensão chinesa da importação de carne bovina de quatro frigoríficos brasileiros. A última suspensão temporária ocorreu em abril devido a testes que indicaram a presença de ácido nucleico do coronavírus na parte externa das embalagens congeladas. Porém, dessa vez não foram indicados os motivos. A suspensão iniciou ontem (24), e inclui as unidades da Marfrig de Promissão (SP) e de Várzea Grande (MT), e da JBS de Senador Canedo (GO) e de Lins (SP).

Fonte: Portal do agronegócio

Redação: Nicole de Alencar Broetto