24 de Maio de 2022

Abertura oficial da Expoingá reúne Ratinho Júnior, Ulisses Maia, Ricardo Barros e mais

A 48ª edição da Expoingá, a maior feira maringaense voltada ao agronegócio, teve início na última quinta-feira (05) com a presença de autoridades ilustres do Estado e do município. Alguns dos presentes foram o governador do Paraná Carlos Roberto Massa Junior, o prefeito de Maringá Ulisses Maia e seu vice Edson Scabora, o deputado federal Ricardo Barros, o reitor da Universidade Estadual de Maringá Julio Damasceno, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara, a presidente da Sociedade Rural de Maringá Maria Iraclézia de Araújo, os deputados Luiz Nishimori, Enio Verri, Tiago Amaral, bem como Maria Victoria Barros, Cida Borghetti, membros da Adapar, das forças policiais, entre outras entidades.

A cerimônia começou com o hino do Brasil e logo em seguida o hino do Paraná, além da benção de um arcebispo maringaense. O tema dessa edição da feira, que é “conecta você ao novo agro” procura mostrar a união entre a tecnologia e inovação aos diversos setores do agronegócio, mostrando as novidades do ramo às mais de 500 mil pessoas em média que geralmente circulam pela Expoingá. O objetivo promovido pelo evento é evidenciar o que a ciência, a tecnologia e o agronegócio em geral possuem de melhor. “É um momento de negócios para mostrar a força da nossa região” enfatizou Maria Iraclézia de Araújo, mostrando a conexão que tem também entre a feira maringaense e as demais exposições em cidades próximas.

Tiago Amaral, em fala durante a abertura, também chamou a atenção para os problemas que o clima tem trazido aos produtores nos últimos anos, uma vez que houveram muitas perdas em vista das secas que atingiram a região Sul entre 2020 até agora. “O agro hoje supera o desafio de superar as intempéries e fenômenos climáticos pois nos últimos tempos tem havido muitas perdas de safra, então precisamos reconquistar a força desse meio”, afirmou Amaral. Já Enio Verri resumiu sua fala em somente uma palavra: “sobrevivemos”, fazendo a relação entre a situação da pandemia por coronavírus e as perdas econômicas agrícolas. Luiz Nishimori usou sua fala para esclarecer pontos do Plano Nacional de Fertilizantes que deve entrar em vigor futuramente.

Mais ao fim da cerimônia, Norberto Ortigueira também usou sua fala para enfatizar as dificuldades enfrentadas pelos agroempresários, já que o setor vem sofrendo prejuízos um após o outro em decorrência da maior crise hídrica da história, seguida de uma pandemia que paralisou muitos setores, gerando uma bola de neve de problemas para os produtores e afetando o potencial brasileiro na criação de alimentos, segundo ele “Aqui se discute problemas e desafios do agro”. Para finalizar, Ulisses Maia subiu ao palco e falou um pouco sobre o histórico da exposição e o envolvimento da feira com o município. Por fim, a rainha e princesas country das últimas edições subiram ao palco e todos os presentes foram convidados a visitar o agromuseu, próximo a fazendinha, ao lado do prefeito de Maringá e do governador Carlos Roberto Massa Júnior.

Redação: Nicole de Alencar Broetto