Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

30 de Julho de 2021

Para especialista do IEEE, uso de robótica será decisivo para aumento da produção agrícola global e de alimentos mais saudáveis

Para alimentar 7 bilhões de pessoas no planeta, a agricultura passa por mudanças tecnológicas importantes. Uma delas é a inserção da robótica e da automação no campo, um dos artifícios utilizados pelos agricultores para aumentar a eficiência na produção de alimentos. "Com o uso de componentes robóticos, é possível monitorar ambientes, analisar a qualidade do solo, a necessidade de irrigação, o controle de pragas, além de evitar acidentes, como a  identificação de zonas com potencial para incêndios", analisa Edson Prestes, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

Atualmente, Prestes trabalha pesquisa sobre o uso de drones que possam se deslocar por áreas sem cobertura do GPS, o que muitas vezes é comum no campo. Equipados com câmeras multiespectrais, o sobrevoo desses equipamentos permite gerenciar a colheita, o solo, a fertilização e a irrigação. "Com as imagens multiespectrais, é possível observar a presença de doenças que podem prejudicar a plantação e otimizar a utilização de pesticidas na origem do problema e não por toda a área plantada." 

A perspectiva é que a robótica e a automação aplicada na agricultura tenha impacto importante no aumento da produção global, levando, até mesmo, ao consumo de alimentos mais saudáveis. No Brasil, algumas empresas já trabalham com essa agricultura de precisão. Um dos principais benefícios do uso dessa tecnologia é a diminuição no uso de fertilizantes e, principalmente, de agrotóxicos.


Fonte: Portal do Agronegócio 



Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site