Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

20 de Julho de 2021

La-Niña pode retornar em outubro

No mês de maio de 2021 veio a confirmação do encerramento do período da La Niña por diversos centros de monitoramento do clima. Porém, modelos matemáticos de previsão vinham apontando para que as águas no Oceano Pacífico Equatorial - região onde o índice é calculado - continuariam com uma tendência de resfriamento ao longo dos próximos meses, mas dentro da normalidade climática. Ainda assim, alguns cenários das últimas projeções sobre a condição das temperaturas do oceano, mantém o padrão de neutralidade no período de inverno no Brasil. Esta condição segue até pelo menos até Outubro de 2021, porém com a tendência persistente de águas mais frias na região do Niño. 

Vale ressaltar que, La Niña é um fenômeno que produz um resfriamento em grande escala das águas da superfície oceânica nas partes central e oriental do Pacífico equatorial, além de mudanças nos ventos, na pressão e nas chuvas.

Apesar das águas do pacífico estarem em uma condição de neutralidade, a média contínua de 3 meses na região Niño para Abril, Maio e Junho de 2021 (AMJ), ainda representa um período de La Niña. De acordo com a imagem abaixo,  os períodos recentes de águas quentes (Niño), na cor vermelha, e frias (Niña), na cor azul, com base em um limite de 0,5 ºC para cima e para baixo. Os períodos são coloridos em azul ou vermelho somente quando o limite é atingido por um mínimo de 5 temporadas consecutivas. 

Desta forma, seguindo a tendência dos últimos trimestres e ao o que os modelos de projeção climática estão apontando, as condições caminham para a configuração do retorno da La-Niña entre Outubro e Novembro. Mas ainda com temperaturas na região do Niño dentro da neutralidade climática. 

Fonte: AgroLink 



Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site