Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

14 de Julho de 2021

Fórum Pecuária: Brasil precisa diversificar mercados para exportações de carne bovina

O Brasil precisa diversificar os mercados para as exportações de carne bovina, já que os embarques atualmente estão muito concentrados na China - incluindo Hong Kong, que responde por cerca de 60% das aquisições do produto brasileiro, afirmaram especialistas, nesta quarta-feira (14), durante o primeiro dia do Fórum Pecuária Brasil, realizado pela DATAGRO e pelo Grupo Pecuária Brasil (GPB). O evento on-line acontece até esta quinta-feira (15).

"É um cenário de risco esta concentração", disse Guilherme Oranges, da Barra Mansa Alimentos. "Existem oportunidades em diversos outros destinos, como, por exemplo, Canadá, México, Japão, Coreia do Sul, entre outros. A abertura destes mercados é desafio para nossa diplomacia e entidades de classe." O executivo ressaltou que as exportações brasileiras de carne bovina cresceram oito vezes nos últimos 20 anos. 

"De fato, há um horizonte gigantesco para aumento das exportações de carne bovina", acentuou Orlando Henrique Negrão, diretor de Operações do Grupo Frigol. De acordo com ele, a despeito de ser um grande exportador de carnes das categorias "ingrediente" e "culinária", o Brasil ainda participa pouco dos mercados considerados "premium", de produtos gourmet. "Isso vale também para nichos, como, por exemplo, o kosher."

Segundo Negrão, de todo modo, o importador busca cada vez mais, obviamente carne de qualidade, sustentável e, sobretudo magra, com menos gordura. "Por outro lado, há também uma multiplicidade de exigências dos diversos mercados."

Ambos os executivos também destacaram os avanços da cadeia produtiva da bovinocultura na agenda ESG - responsabilidade socioambiental e governança corporativa, bem como que, o mercado externo é sim de suma importância, mas a maior produção é consumida internamente, em torno de 75%.

Fonte: Universo Agro



Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site