Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

12 de Maio de 2021

Árabes testam drones que provocam chuvas

Os Emirados Árabes Unidos estão iniciando testes com drones que voam entre as nuvens “dando choques” e alterando a carga elétrica das gotículas para provocar chuva. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Reading, na Inglaterra, e integra uma série de projetos para aumentar a pluviosidade nesses países dominados pelo deserto.

“Equipados com uma carga útil de instrumentos de emissão de carga elétrica e sensores personalizados, esses drones voarão em baixas altitudes e fornecerão uma carga elétrica às moléculas de ar, o que deve estimular a precipitação”, afirmou ao portal Arab News a diretora do programa de pesquisa científica para intensificação da chuva nos Emirados, Alya Al-Mazroui.

A ambição de “fazer chover no deserto” não é algo novo para os árabes: desde 2017 o governo local já investiu mais de US$ 15 milhões em nove diferentes projetos voltados a iniciativas que aumentem a média de precipitações. Outra pesquisa desenvolvida por lá é a chamada “semeadura de nuvem”, que consiste em lançar grãos de sal nas nuvens para estimular a condensação.

Um dos pesquisadores à frente da construção dos drones, Maarten Ambaum explica que o problema na região não é a falta de nuvens. O cientista explica que seu projeto pretende fundir gotas a ponto de torná-las grandes o suficiente para que caiam das nuvens. 

Ele afirma que sua equipe ainda aguarda a revisão do estudo científico que embasa a criação de chuva por “choque” elétrico. Caso a possibilidade teórica seja plausível, os pesquisadores esperam receber financiamento para utilizar aeronaves maiores para acelerar o trabalho.

Fonte: AgroLink



Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site