19 de Novembro de 2020

Crédito Rural tem aumento de 21% nos primeiros meses de 2020

O mercado do Crédito Rural teve um aumento de 21% nos primeiros quatro meses do plano safra 2020/2021, em comparação ao mesmo período do plano safra anterior, de acordo com o balanço realizado pela Secretária de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Esse crescimento demonstra que os produtores rurais, as cooperativas e as agroindústrias tem aproveitado o Crédito Rural para investir no desenvolvimento de suas atividades. O valor total das contratações desse modelo de financiamento chegou à R$ 21,63 bilhões.

Os dados divulgados demonstram que os agricultores familiares foram responsáveis por contratarem R$ 15,32 bilhões através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e os médios produtores fizeram a contratação de R$ 12,78 bilhões por meio do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (PRONAMP).

O empresário Romário Alves, fundador da Sonhagro, rede de franquias especializada em consultoria de Crédito Rural, comenta sobre esse crescimento. “Devido a lucratividade das últimas safras, muitos produtores rurais, optaram por investir em novos equipamentos para modernizar e ampliar a produtividade de suas lavouras. Mas alguns desses produtores chamam a atenção, pois afirmam que, devido as taxas de juros baixa e subsidiadas pelo governo, preferem fazer o financiamento dos bens, do que pagar com recurso próprio, o prazo é longo e as parcelas são baixas, a própria máquina se paga"

Fonte: Portal do Agronegócio