05 de Novembro de 2020

Plano Safra 2020/21: Captação soma R$ 73,4 bi até setembro

Levantamento realizado pela Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec), com base nos dados divulgados pelo Banco Central, revelam que dos R$ 236,3 bilhões anunciados pelo governo federal para a safra 2020/21, R$ 73,4 bilhões foram aplicados até o mês de setembro de 2020.

O montante representa 31% do total. A maior parte dos recursos, ou seja, 36%, teve origem na poupança rural; 23% em recursos obrigatórios; 21% em recursos com taxas livres; 9% no BNDES equalizável, 11% em fundos constitucionais e 0% em outras fontes.

Ainda de acordo com a Getec, no período que compreende os meses de julho até setembro de 2020, as cooperativas brasileiras captaram R$ 9,50 bilhões, sendo a maior parte destinados à industrialização e ao custeio. Já as cooperativas paranaenses captaram R$ 3,91 bilhões, principalmente em industrialização.

Segundo o balanço, a captação total de recursos na política do crédito rural, em setembro da safra atual (2020/2021), se manteve acima da média do que o mês de setembro das três safras anteriores (2017/2018, 2018/19, e 2019/20).

Fonte: Universo Agro