03 de Setembro de 2020

Colheita de trigo no Paraná atinge 3% da área

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que a colheita da safra 2020 de trigo no Paraná atinge 3% da área cultivada de 1,113 milhão de hectares. Ela deve crescer 8% frente aos 1,028 milhão de hectares plantados em 2019.

Conforme o Deral, as lavouras seguem piorando de qualidade, por conta dos efeitos recentes das geadas. Nesse momento, 71% das lavouras de trigo do estado estão em boas condições, 21% em situação média e 8% em condições ruins. As lavouras se dividem entre as fases de crescimento vegetativo (12%), floração (13%), frutificação (39%) e maturação (36%).

Ainda assim, a produção de trigo deve atingir 3,474 milhões de toneladas, 62% acima das 2,140 milhões de toneladas colhidas na temporada 2019. A produtividade média é estimada em 3.122 quilos por hectare, acima dos 2.205 quilos por hectare registrados na temporada 2019.

Fonte: Universo Agrícola