14 de Janeiro de 2020

Produção de flores e plantas ornamentais pode receber incentivos federais em 2020

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado aprovou um projeto de lei que cria a Política Nacional de Incentivo à Cultura de Flores e de Plantas Ornamentais de Qualidade. A proposta, que busca estimular a produção e a comercialização desses produtos no Brasil e no exterior, agora segue para votação no plenário.

A nova política terá como diretrizes a sustentabilidade econômica e socioambiental da atividade, bem como o aproveitamento da diversidade cultural, ambiental, de solos e de climas do país. O projeto também pretende se adequar às peculiaridades e às diversidades de cada região do Brasil e estabelece que as ações serão articuladas entre os entes públicos federais, estaduais e municipais e o setor privado.

A notícia agradou os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa (PEP) em Floricultura, Simone Reis, esse é um momento muito importante para os envolvidos no setor, uma vez que o projeto prevê apoio a todos os elos da cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais.

“A floricultura já mostrou sua força e potencial de crescimento nos últimos anos. Podemos perceber que o poder público está procurando conhecer e apoiar ainda mais essa atividade”, destaca Simone.

Fonte: Portal do Agronegócio